ESSA É A GLORIOSA SAGA DO ÁGUIA

AGUIA F.S. Unidos num só ritmo !!!

 

A trajetória do glorioso Águia F.S. às vezes se confunde com as mudanças acontecidas na Aviação Naval e no futebol brasileiro no decorrer dos últimos 27 anos.

 

O ano é 1984, a Aviação Naval adquire os UH-14 (Super Puma) e mais tarde fundaria o estimado Esqd. HU-2, quando um grupo de jovens Militares chega a São Pedro da Aldeia - Rj e resolve formar um time de futebol para disputar o concorrido e famoso campeonato de futebol society da Vila Naval (residência dos militares sediados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia) esse time foi batizado primeiramente de “JOELHO DE PORCO”.

 

Tempos aqueles de grandes craques do futebol Nacional, como não vibrar com as jogadas realizadas por Zico, Dr. Sócrates, Eder, Falcão, Roberto Dinamite e Junior, os gols feitos pelos emblemáticos Casagrande, Serginho Chulapa, Nunes, Cláudio Adão e Jacozinho, as grandes defesas que faziam os goleiros Carlos, Valdir Perez, Raul, as risadas e gozações eram de responsabilidade do pior time do mundo o Íbes Sport Clube- PE, tempos áureos e de futebol bonito esses, apesar de não trazer títulos mundiais.

 

O nome Joelho de Porco não emplacou, mas esses mesmos jovens militares Capitaneados pelo querido e folclórico Dr. SOUZA, de naturalidade duvidosa, decidiu mudar o nome do clube para ÁGUIA DE PRATA, já que servia no Esqd. HU-1 que tem como símbolo uma Águia, adotou as cores que lhe eram afeto Branco, Vermelho e Azul. Time bom de bola, aguerrido, jogava com muita raça, raça essa que era orquestrada por uma ilustre torcedora , que por coincidência ou não tinha o marido como centro-a-vante, Dona CELINA , aos gritos e berros, ao mesmo tempo em que xingava o juiz, vibrava com os gols do artilheiro GABRIEL, com isso, não demorou muito e veio o primeiro título o de 1986. Essa década teve como destaque as presenças de grandes jogadores como, MARQUES, EIL, CORROSÃO, entre outros.

 

Nesta mesma época chega a Macega os UH-13 (Esquilo Bi-turbina) que iniciam a trajetória do Brasil na Antártica. A seleção brasileira encanta o mundo com seu futebol-arte e o ÁGUIA DE PRATA se estabelece como uma grande força do futebol Aldeense.

 

Entramos então na década de 90, época de grandes mudanças em todos os âmbitos, o glorioso Águia segue em uma estimada linha de vitorias, porém se faz necessário uma renovação natural. O futebol brasileiro conhece a “Era Dunga”, futebol feio, porém eficaz. A Aviação Naval recebe os SH-3D e os AF-1, seguindo os passos das grandes mudanças o Glorioso se rejuvenesce e muda de nome. O ano é 1997, chega à macega um novo grupo de jovens militares, que facilmente são arrebatados a jogar e torcer incondicionalmente para o Águia, começa então uma espécie de segunda fase do glorioso, chefiados pelo Dr. SOUZA jogadores como SÁTIRO, HELTON, MAIA, BILI, ROCHA e RICARDO (hoje, goleiro do elenco 2011) brilham pela raça e técnica, mesclando a juventude com a experiência do já renomado goleiro GLAUBERTO, torna-se um time a ser batido, uma força do cenário futebolístico de São Pedro da Aldeia, eis que surge o rebatizado ÁGUIA FUTEBOL SOCIETY.

 

Apesar do bonito futebol e das freqüentes presenças em finais, o ÁGUIA F.S. se vê coadjuvante na seqüência de títulos do arque rival TURBO que contava na época com a presença do Guru Pai Velho, convocando e remunerando jogadores de cunho profissional. Adentramos nos anos 2000, e essa seqüência só é quebrada em 2004 com o Título do time Veterano que contava com a presença dos vencedores GLAUBERTO, PNEU, MAURÍLIO e etc.

 

Nos anos de 2006, 07 e 08 o ÁGUIA F.S. ainda faria boas campanhas, mas a carência de um título na categoria de Jovens só é quebrada no ano de 2007. O título do Torneio Início veio fazer com que essa geração de jogadores não passasse em branco, já que eles contariam ainda com a presença dos eficientes MORAIS, ANDRÉ, CARLÃO, ELISANDRO e o goleiro LEITE JUNIOR.

 

Hoje a Seleção brasileira é Penta, a Aviação Naval ganha o novo Super-Puma e o ÁGUIA F.S. passa por uma nova reformulação, se estabelece como o único clube a participar de todas as edições do Campeonato da Vila Naval nos últimos 27 anos, conta com uma torcida fanática, uma estrutura sólida, que só veio alavancar com a chegada dos destemidos MANAUARAS: SOLDADO (Raifran), ZÉ DO BOB (Santiago) e PULGA VELHA (Santos). O ÁGUIA F.S. tem uma longa estrada a seguir e nela todos esses acima mencionados estão “UNIDOS PELA VONTADE DE VENCER".

 

NOSSOS TÍTULOS

1986  Campeão do Campeonato Principal

2004  Campeão do Campeonato Veterano

2007  Campeão do Torneio Início